sábado, 26 de maio de 2007

Os microtúbulos

DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular

Microtúbulos são estruturas protéicas que fazem parte do citoesqueleto nas células. São filamentos com diâmetro de, aproximadamente, 24 nm e comprimentos variados, de vários micra até alguns milímetros nos axônios das células nervosas.

Os microtúbulos são cilíndricos, ocos e estão em constante reorganização crescendo em uma extremidade graças à polimerização local dos dímeros de tubulina, e diminuindo na outra extremidade graças à despolimerização local. A extremidade que cresce é denominada extremidade mais (+) e a outra é a extremidade menos (-). Os processos de encurtamento e alongamento dos microtúbulos são devidos a um desequílibrio entre polimerização e despolimerização.

Cada microtúbulo é formado pela associação de dímeros protéicos que se arrumam em hélice. Os dímeros são constituídos por duas cadeias polipeptídicas de estruturas semelhantes, mas não iguais, chamadas tubulinas alfa e beta, que formam um dímero, uma molécula dimérica denominada de tubulina. Em corte transversal ao microtúbulo, sua parte mostra-se constituída por um anel com 13 dímeros. As fileiras dos grânulos na seção longitudinal são chamadas protofilamentos.

Os microtúbulos são encontrados com frequência no citoplasma de todas as células, o estudo de suas funções tem mostrado que eles participam da movimentação de cílios e flagelos, transporte intracelular de partículas, deslocamento dos cromossomos na mitose, estabelecimento e manutenção da forma das células.

Associado aos microtúbulos estão as proteínas motoras como as dineínas e as quinesinas
Essas proteínas transportam cargas pelos microtúbulos utilizando-os como trilhos para deslizarem-se, destacando o transporte ordenado realizado por estas proteínas, sendo que a dineína sempre caminha para a extremidade "menos" do microtúbulo e a quinesina, ao contrário caminha no sentido "mais " do microtúbulo..

Um comentário:

Anônimo disse...

ameiii essa figura muiito linda. :)
amo biologia ♥